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Colocando ordem! Oito passos para colocar ordem no seu dia de trabalho.


São tantas tarefas a serem cumpridas, e tão pouco tempo! Se esse é o seu mantra, está na hora de parar, olhar com atenção sua agenda e eliminar aquilo que o sobrecarrega e o impede de fazer mais coisas, e melhor. Felizmente, existem alguns passos, uns muito fáceis e outros que requerem um pouco mais de esforço, que podem simplificar sua rotina de trabalho e deixá-lo menos exausto no fim do dia. Em artigo publicado pelo Business Insider, a coach de carreiras e consultora de mídia social Miriam Salpeter, dona da Keppie Carreiras, dá o caminho das pedras. Confira:

Priorize — Especialistas em produtividade afirmam que esta é a chave do sucesso para quem quer cumprir com suas obrigações, sem atropelos. E, segundo a consultora, vale a pena reservar um tempo no início do dia, semana ou mês para identificar o que é prioritário e as tarefas menos urgentes. Isso pode torná-lo mais feliz no trabalho e em casa. Certifique-se de separar um tempo para os projetos profissionais e os pessoais em sua lista de prioridades. Ah, e não esqueça de, ocasionalmente, ajustas as suas prioridades, para não ser demasiadamente dogmático.

Crie uma agenda — Além do sentimento de dever cumprido quando você vai riscando sua lista de compromissos, uma agenda pode ajudar a manter suas prioridades em dia. No entanto, não seja excessivamente otimista. Se você está sempre se gabando junto aos colegas da sua extensa lista de coisas a fazer, é hora de repensar sua estratégia: certamente, você não vai conseguir dar conta de tudo em um dia. Em vez disso, tente gerenciar duas listas simultâneas: uma com aquilo que você pode dar conta em um dia, e a outra, com um plano de tarefas a longo prazo.

Planeje com antecedência — Depois de listar suas prioridades, diz Miriam, será mais fácil planejar com antecedência. Planejar o futuro não se restringe a grandes projetos pessoais ou do trabalho. Mas também para pequenas coisas, como selecionar o que vai vestir ou o que almoçar na noite anterior, ao invés de preparar tudo de última hora, pela manhã. Vai acabar percebendo o quanto é mais fácil ter as coisas prontas, à mão, na hora em que precisa, em vez de estar sempre correndo contra o relógio para dar conta de tudo.

Elimine escolhas rotineiras — Muitas pessoas bem-sucedidas eliminaram determinadas escolhas de suas vidas para facilitar o dia a dia. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, por exemplo, supostamente tem 20 camisetas idênticas e usa uma a cada dia. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em uma entrevista que incorpora várias rotinas a seu dia, como comer a mesma coisa no café da manhã e no almoço. Mas como abrir mão de determinadas escolhas pode ajudar as pessoas muito ocupadas? Segundo Miriam, tais atitudes poupam a energia mental gasta com detalhes sem importância. Veja o que pode ser eliminado de sua rotina, acumulando essa energia para a tomada de decisões mais importantes.

Aprenda a delegar — Embora nem todos tenhamos uma equipe à nossa disposição para lidar com tarefas que preferimos não assumir, é possível que surjam oportunidades de delegar algumas tarefas, e que nem sempre envolvam a contratação de alguém. Por exemplo, você pode pedir a alguém em casa para ajudar com alguma tarefa? Ou tem amigos dispostos a fazer uma parceria e resolver algumas coisas que melhorariam a sua vida? Algumas famílias se juntam para fazer um rodízio na preparação das refeições, cada um se responsabilizando pelo jantar de todos em um dia da semana. Não é uma boa ideia? Em último caso, considere a possibilidade de contratar alguém para ajudar a cumprir algumas tarefas de sua lista que estejam consumindo muito tempo e energia. Você pode se surpreender com o quão útil pode ser buscar ajuda profissional para algo que esteja drenando sua energia e seus recursos.

Livre-se das coisas que não tem mais utilidade — A maioria de nós tem muita coisa inútil, seja no trabalho ou em casa. Em vez de reservar um tempo enorme para se desfazer daquilo que não serve mais, tente se livrar de uma coisa de cada vez, uma por dia. Olhe para sua mesa de trabalho: quais arquivos podem ser arrumados e qual documento pode jogar fora? Em casa, quantos sapatos estão no seu armário e você nunca mais usou? Passo a passo, você pode simplificar um pouco a sua vida.

Gerencie o tempo que você passa on-line — É quase um clichê sugerir que se gaste menos tempo navegando na internet ou usando o e-mail para simplificar o seu dia. As mídias sociais podem realmente ser muitos úteis profissionalmente e para a vida pessoal, por isso nada de eliminá-las de cara. Em vez disso, verifique se você tem objetivos específicos em mente quanto estiver on-line e tente não se desviar deles, perdendo um tempo que poderia estar sendo usado em outras coisas.

Evite desculpas. Basta fazer, ou simplesmente dizer não — Em vez de gastar o seu tempo pensando em desculpas, faça um planejamento daquilo que realmente precisa fazer. Se for o caso, vá direto ao ponto e diga não. Não se sinta obrigado a assumir responsabilidades extras que não conseguirá administrar.

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