A dependência química é uma doença caracterizada pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias psicoativas, ou seja, que causam mudanças no estado mental da pessoa. Isso inclui tanto drogas cujo uso é permitido por lei como aquelas que são proibidas.
Existem diversos tipos de substâncias psicoativas que podem causar dependência e que provocam diferentes efeitos no organismo. Algumas delas são depressoras: bebidas alcoólicas, ópio, morfina e de alguns tipos de medicamentos como tranquilizantes e ansiolíticos. Outras alteram o estado mental por serem estimulantes, como o tabaco, a cocaína, o crack e as anfetaminas. A velocidade para se tornar dependente dessas drogas depende da substância, e da idade em que se iniciou o uso.
A dependência química é uma doença que tem recuperação, desde que tratada e controlada. Para isso é importante contar com o atendimento multiprofissional e constante de especialistas como psicólogos e psiquiatras. Esse apoio deve se estender também aos familiares, já que a dependência química não afeta apenas o próprio portador da doença, mas atinge todo o seu entorno.
para saber mais acesse:
Comentários
Postar um comentário