Quando falamos de dependência cometemos o erro de pensar imediatamente em dependência química. A dependência química é um câncer na sociedade, sem dúvida nenhuma, mas a maconha, a cocaína, o crack (entre outras) e, principalmente, a dependência do álcool (a porta de entrada para as outras) não estão sozinhas no rol de males que afetam o indivíduo, a família e a sociedade.
Veja os casos dos dependentes de jogo quanto mal trazem para si e sua família, os dependentes de tranquilizantes, drogas para emagrecer, os que são viciados em computador (preocupação atual de muitos pais), os dependentes de sexo, de academia, de sentimentos tristes, e muitos outros modos de dependência que as pessoas nem se dão conta e que prejudicam muito suas vidas.
O pior, que muita gente nem tem consciência, é que onde tem um dependente há vários co-dependentes sofrendo as consequências dessa dependência e que devem procurar ajuda, tanto quanto o dependente, para conduzir e resolver o problema. A verdade é que sozinho o dependente não consegue resolver o problema e vai pouco a pouco piorando a sua qualidade de vida.
E se você descobrisse que a co-dependência vai mais além? Que podemos ser co-dependentes de pessoas aparentemente sãs, por exemplo: de marido, de esposa, de pai, de mãe, de amigo (a), de namorado(a), de chefe, de colega de trabalho, etc. Você já deixou de fazer algo que gostaria muito por que o outro não quis fazer? Você só toma uma atitude se o outro aprovar? Você faz coisas que não gostaria só por que o outro quer? Preocupe-se você pode ser um (a) co-dependente de alguém e sua qualidade de vida pode estar sendo prejudicada.
O que é co-dependência?
É uma doença emocional que foi diagnosticada nos Estados Unidos por volta das décadas de 70 e 80, em uma clínica para dependentes químicos, através do atendimento a seus familiares.
Essa doença atinge familiares de dependente químicos e um grande número de pessoa cujos comportamentos e reações perante a vida são um meio de sobrevivência.
O que é um co-dependente?
* É a pessoa que desenvolve relações baseadas em problemas. O foco está sempre no outro;
* O vínculo não é o amor ou a amizade, mas a doença, o poder e o controle;
* O co-dependente acredita que pode mudar o outro;
* Seus relacionamentos são criados para transformar os outros.
Co-dependência
O co-dependente desenvolve a fantasia de que é ele que tem que suprir a necessidade do outro, esquecendo-se totalmente de si.
Sintomas de Co-Dependência
* Necessidade imperiosa em controlar coisas, pessoas, circunstâncias e comportamentos na expectativa de controlar suas próprias emoções;
* Sentimentos de culpa, medo, insegurança, raiva, frustração, vergonha, baixa autoestima, etc.
Co-dependente?
Desenvolve comportamento compulsivo (sexo, alimentação, trabalho), gasta excessivamente, usa o álcool ou outras drogas na tentativa de controlar seus sentimentos interiores.
Vivem em função dos outros a quem querem controlar e mandar.
* O co-dependente acredita que sua felicidade depende do comportamento da outra pessoa;
* Esquematiza, manipula e controla a outra pessoa na expectativa de modificá-la segundo sua imagem e semelhança;
* Como isso nunca será alcançado, por mais que se esforce, ficará desencorajado, zangado e deprimido porque fracassou;
* Todo co-dependente é indireto, não fala o que sente, e deseja desesperadamente que os outros adivinhem tais sentimentos e desejos, e fica ressentido quando eles não atendem suas expectativas;
* O co-dependente não diz o que deseja dizer, e nem deseja dizer o que diz.
Mais informações sobre o sunto ligue 24hrs(0xx17) 3013-1017 ou 9149-9187
http://www.renovavida.com.br/
E-mail: ct.rv@hotmail.com
Nós Podemos te Ajudar!
Clínica Terapêutica Renova Vida
Renovando Vidas e Restaurando Famílias!
Comentários
Postar um comentário